Diferenças das crises com os adultos

➢ As crises de cefaleia costumam ser mais curtas nas crianças (geralmente menos de 24 horas)
➢ A cefaleia costuma ser menos intensa nas crianças
➢ A cefaleia tem maior probabilidade de ocorrer nos dois lados da cabeça em crianças
➢ Os sintomas gastrointestinais são geralmente mais proeminentes em crianças
➢ Costumam ser tão frequentes nos meninos quanto nas meninas antes da puberdade. Posteriormente, três vezes mais comum em meninas

Por que levar a dor de cabeça em crianças a sério?

➢ O desempenho escolar da criança pode diminuir
➢ Dores de cabeça podem ser debilitantes, afetando a capacidade da criança de participar de atividades e eventos sociais
➢ Relacionamentos com amigos e outros membros da família podem ser afetados
➢ A enxaqueca pode ser um indicativo de outros problemas na vida da criança, como falta de sono, má alimentação, estresse, depressão ou outra doença

Diagnosticando enxaqueca em crianças

➢ A maioria das dores de cabeça recorrentes na infância são cefaleias do tipo tensional ou enxaqueca, mas outras causas devem ser excluídas.
➢ O diagnóstico de enxaqueca em uma criança é feito se as dores de cabeça forem recorrentes e se dois dos seguintes sintomas estiverem presentes:
o dor, geralmente em um lado da cabeça, mas às vezes nos dois lados
o vômito ou náusea
o distúrbios da visão ou ‘sensações estranhas’
o história de enxaqueca em familiares próximos (pais ou irmãos)

Equivalentes de enxaqueca em crianças

Você sabia que principalmente nas crianças a enxaqueca pode se dar SEM CRISES DE DOR DE CABEÇA? SIM, essa é mais uma prova de que a enxaqueca não é apenas uma dor de cabeça, é uma doença! Nessa doença, pode não ocorrer a cefaleia. Outros sintomas que podem ser a parte principal da crise de enxaqueca de uma criança são: dor de estômago, perda de apetite, náusea e vômito. Isso é conhecido como enxaqueca abdominal e, tipicamente, evolui para a forma de enxaqueca mais típica (com cefaleia) após a puberdade. Às vezes, vertigem e inclinação da cabeça podem fazer parte de um ataque de enxaqueca na infância.