Miastenia gravis é a doença mais conhecida dentro de um grupo chamado de doenças da junção neuromuscular.

A principal característica da miastenia gravis é a fraqueza muscular decorrente de distúrbios nos receptores de acetilcolina localizados na placa existente entre os nervos e os músculos. Isso interfere na transmissão do impulso nervoso e provoca o enfraquecimento dos músculos estriados esqueléticos. A doença pode manifestar-se em qualquer idade, mas acomete mais as mulheres do que os homens, entre 20 e 35 anos. Depois dos 60 anos, essa relação se inverte.

Há várias formas de miastenia, que de uma maneira mais simples podem ser separadas em autoimune, ou adquirida, e a congênita. Na autoimune, a resposta imunológica se volta contra os componentes da placa motora responsável pela transmissão do estímulo nervoso que faz o músculo contrair. Pode haver passagem dos anticorpos produzidos pela mãe pela placenta e comprometimento do recém-nascido.

Em alguns pacientes, há relação entre a doença e tumores do timo, uma glândula ligada ao sistema imunológico e que produz anticorpos.

• Fadiga extrema;
• Fraqueza muscular;
• Dificuldade para mastigar e engolir;
• Falta de ar;
• Voz anasalada;
• Pálpebras caídas (ptose palpebral);
• Visão dupla (diplopia).

Em geral, os sintomas variam de intensidade no decorrer de um mesmo dia e pioram com esforço físico, agitação, infecções e altas temperaturas.

Diagnóstico

O diagnóstico clínico de miastenia gravis fundamenta-se na história do paciente e é complementado pelo exame de eletroneuromiografia com estimulação nervosa repetitiva e pela dosagem dos anticorpos contra os receptores da acetilcolina no sangue.

Há testes terapêuticos com alguns medicamentos que podem ajudar no diagnóstico.

Tratamento

Ainda não existe cura para a miastenia gravis, mas existem medicamentos que favorecem a permanência da acetilcolina na junção neuromuscular e outros que reduzem a produção de anticorpos contra os receptores da acetilcolina. Os cortiscosteroides e os imunossupressores são também recursos farmacológicos utilizados no tratamento dessa moléstia.

Outros procedimentos e medicamentos que alteram o sistema imune podem ser utilizados tais como a plasmaferese (troca de plasma), a Imunoglobulina Humana Endovenosa, imunossupressores e imunomoduladores.

Ainda hoje se discute os benefícios da retirada do timo na progressão e gravidade da doença.

Recomendações

• O paciente com miastenia pode levar vida praticamente normal, desde que respeite algumas limitações e tome os remédios nas doses indicadas;
• Situações críticas de fraqueza muscular com comprometimento respiratório exigem internação hospitalar imediata;
• Nos grandes centros, há hospitais públicos que oferecem tratamento de qualidade para a miastenia.